Sistema de Detecção de Incêndio e o Edifício Joelma: os impactos nas mudanças das normas de segurança predial no Brasil

blog-edificio-joelma

No início deste mês, completaram-se 50 anos do incêndio no Edifício Joelma, no centro da cidade de São Paulo. A tragédia teve grande repercussão em todo o país. Diversos fatores contribuíram para a intensificação do incêndio, como materiais altamente inflamáveis, equipes desqualificadas para operação de cabeamento elétrico, além da ausência de rotas de fuga e orientações em emergências para os residentes do edifício, resultando na morte de mais de 180 trabalhadores.

Como consequência, diversos questionamentos foram levantados e mudanças foram feitas em relação às normas de segurança predial em todo o país, incluindo a aplicação e vistorias da NBR5410, com foco nos circuitos de proteção, métodos de instalação, infraestrutura, dimensionamento de equipamentos e cabeamentos, e a NBR17240, focada na detecção de incêndio, além da criação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, certificando que os edifícios estejam em condições seguras em relação a possíveis incêndios ou situações de pânico.

Essas mudanças representaram um marco na história da segurança predial. O evento trágico serviu como um alerta para a necessidade de normas mais rígidas e procedimentos de segurança mais eficientes, reforçando o compromisso de proteger vidas e evitar futuras catástrofes.

Artigos mais lidos

economia-agua

Automação Predial: economia de recursos hídricos e certificações ambientais

compliance abrangente

Compliance abrangente

central remota

Nossa Central Remota de Monitoramento

img blog

Nosso programa de treinamentos está de volta!

img blog

Palestra “Não ao assédio” no SECONCI com nossos líderes